08/10/2010

TROPA DE ELITE 2 - MAIS VERDADES SOBRE O SISTEMA

Hoje fui convidado para assistir ao filme Tropa de Elite 2, de José Padilha e afirmo com toda convicção que é o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

O filme retrata a corrupção policial controlada pela política, incluindo milicianos, comandantes de batalhões e a cúpula de segurança pública. Um espetáculo de se ver e ser apreciado. Padilha consegue com maestria entreter com um filme policial pipoca e a ao mesmo tempo mostrar a realidade (novamente) do sistema de corrupção brasileiro que utiliza os órgãos de segurança pública para impor suas vontades e interesses.

Há muito sangue e mortes cruéis. Ou seja, nada foge à realidade. Assassinatos, emboscadas, rebelião de presos "assistida" e promovida pela "inteligência" e muito mais. Há a figura do defensor dos direitos humanos (vagabundos) e aquele que vai à televisão se promover em cima da população carente para ganhar a confiança com o simples intuito de angariar votos. Até a polícia penal (que não existe - ainda) é incitada  pelo diretor. A vida não importa mais. A segurança pública não importa mais. Somente a próxima eleição e votos, muito mais votos.

Há a figura do governador e seus asseclas por trás deste bando de vagabundos (de colarinho branco) e deste "grande sistema que vêm do céu" (brasília). É lindo de se ver. Um soco no estômago e um brinde da democracia.

Para Padilha, a polícia tem que acabar, segundo uma das frases faladas pelo agora Ten Cel Nascimento, subsecretário de segurança pública. Na verdade ele diz que tem que acabar, mas acabar para sim renascer uma nova polícia. E o sistema que está aí é controlado e grande demais para ser combatido sozinho. Quem sabe um tropa 3 vão vêm aí? Difícil.... Nosso Coronel Nascimento jamais seria um candidato a cargo público. Ou um cidadão não corrompido pela política seria o cidadão ideal para enfrentar o sistema? 

Um comentário:

  1. Confesso que o filme me trouxe muita frustação, pois no primeiro eu achei que o Bope fosse o único adversário a altura da bandidagem para acabar com a violencia e trazer a paz. Porém, no 2, vi que só Deus é capaz de parar essa bola corrupta de neve! É uma pena um país tão abençoado não saber administrar seus recursos! Até quando teremos que suportar?

    ResponderExcluir

"Quando o Estado abandona seus servidores, deixando-os à mercê do outro lado, é porque, muito provavelmente, o Estado está do outro lado"

Giovanni Falcone, Juiz italiano especializado em processos contra a máfia siciliana Cosa Nostra.

"Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e confronto de idéias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantido o progresso e auto-reforma dessa sociedade".

Stuart Mill

“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”.

Barão de Montesquieu

"Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade"

Provérbios 12.20