20/10/2010

SOBRE A PEC 430 E A POLÍCIA ÚNICA

Muito se fala em unificação e ciclo completo de polícia. E estamos ficando um pouco entediados de tanta PEC tramitando. No entanto, isso é bom. Nunca houve tantas propostas direcionadas a segurança pública brasileira, afim de modificar a atual situação de lamúria em que se encontra, principalmente no que tange às instituições militares.

As corporações estaduais militares (Polícias e Corpos de Bombeiros) estão falidas. Literalmente. Estão sem função e/ou cobrindo outros órgãos, mas não com o intuito de auxiliar e sim, de "substituir" aquele órgão. Somos obrigados a fazer de tudo, sem qualquer tipo de remuneração especial. Os bombeiros, que foram colocados no lugar dos motoristas da SAMU, simplesmente porque são militares. Os motoristas, celetistas, foram demitidos. É mais fácil colocar um militar lá. É de graça para o Estado. Mas....o militar não é do Estado? O que ele então estaria fazendo trabalhando para o município? Sinceramente não sei. Vamos rasgar a Constituição.

Nós, Policiais Militares, somos obrigados a fazer o impossível. Turnos de 14, 16, 18 horas de trabalho. Ininterruptos. Em condições desumanas. Horário para entrar nós temos. Mas para sair... Nossa escala de serviço assim diz: "Horário de apresentação: de 08:00 ao término". Isso mesmo senhores. E sem hora extra remunerada. Somos escravos. Sem contar o regulamento, arbitrário, indigno. Sentimos uma angustia diária, que dá vontade de vomitar na cara de nossos chefes. E a ignorância predomina em nossos ambientes de trabalho. E tudo deve vir acompanhado de um "Sim, Senhor", ao final. 

Sou a favor da desmilitarização deste lixo que se intitula polícia. E do banimento eterno dos oficiais de polícia. Só servem para encarecer a folha de pagamento, já que são uns inuteis e não servem para nada. Nada mesmo.

A PEC 430 é a solução definitiva para um monte de problemas. De uma tacada só acabaríamos com este mal que envenena a segurança nacional: a Polícia Militar.

Este parecer (post anterior) vai de encontro à PEC 21/2005, cujo relator, o Senador Romeu Tuma (que passa por graves problemas de saúde), doravante optou pela rejeição da proposta da unificação.

Mas, esta PEC, que foi apensada a PEC 432, tem um relator isento, e quer estirpar os oficiais superiores das instituições militares. Ele não tem rabo preso com os estrelas, estrelas estes que não querem de jeito nenhum perder a mamata (combustível gratuito, motorista particular e um sem-número de benefícios que, diga-se de passagem, não são dignos de merecerem).

Eu aposto todas as minhas fichas nesta PEC. A Polícia Única dos Estados é a solução para o fim desta babaquice chamada Polícia Militar. Devemos ter uma polícia unificada, civil, de ciclo completo, para pelo menos começar a pensar em estratégias e planos de melhorias na área da segurança pública.

Chega de arbritariedades. Chega de gente ignorante no poder por causa de estrelas.  A população merece muito mais do que esta instituição falida e acabada que se intitula parte de um sistema de Segurança Pública.

Hoje a Polícia Militar é um faz de contas, que atende a todos os outros órgãos, através de nós, praças de polícia, sob pena de sermos punidos por um regulamento arbitrário e ultrapassado.

Chega.

Democracia já.

Queremos horas extras. Queremos escala definida. Queremos ser bem remunerados.

Chega de bico na folga. Chega disto tudo. NÓS NÃO AGUENTAMOS MAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando o Estado abandona seus servidores, deixando-os à mercê do outro lado, é porque, muito provavelmente, o Estado está do outro lado"

Giovanni Falcone, Juiz italiano especializado em processos contra a máfia siciliana Cosa Nostra.

"Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e confronto de idéias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantido o progresso e auto-reforma dessa sociedade".

Stuart Mill

“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”.

Barão de Montesquieu

"Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade"

Provérbios 12.20