30/04/2008

Isso é no que dá 4 meses de enxada..

A morte do estudante de Direito Thiago Henry Siqueira Oazen é a prova autêntica da má-formação dos praças da Polícia Militar.

O CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) é, em meias palavras, a escola dos praças (Soldados, Cabos, Sargentos) da Polícia MIlitar. É lá que são "aperfeiçoados" os Cabos e Sargentos, através de concurso interno ou promoção por tempo de serviço e, os ingressantes da Corporação, através de concurso público externo.

O Curso de soldados costuma ter 8 meses de duração (não é um tempo exato - podendo ser encurtado devido à "necessidade de serviço" do Estado ou esticado) e possui uma grade ampla de disciplinas, muito abrangentes e satisfatórias, por sinal. Mas o grande problema, na minha humilde opinião, é A FORMA de ensino do CFAP.

Acontece que os alunos do curso de soldados, além de percorrem a trajétória normal de um curso militar, são EMPREGADOS EM JOGOS DO MARACANÃ indiscriminadamente, tomando um tempo precioso da formação dos futuros policiais. Outro senão, incontestável, é a utilização desses alunos em limpeza interna (capina, faxina, pintura e outros) do CFAP. Pode parecer normal mas, em que circunstância, um curso policial, obriga a seu aluno a limpar dependências da unidade, ao invés de estar ensinando o que deve ser aprendido? Em um curso de 8 meses, é normal que deste tempo sejam consumidos 4 meses de enxada na mão, regadas à muita capina!
Depois "correm" com a grade de programação, aplicam as provas e mandam os superpreparados futuros policiais para estágio (duração de 2 meses em média), onde também, em muitas vezes, são brindados à mais capina, pintura, faxina....

Após esse longo e desperdiçado tempo o aspirante à policial é formado. Simples assim. Sem o mínimo preparo policial. Como sempre a sociedade é que perde.

Então, quantos cidadãos terão que morrer para que esse quadro mude?

Por isso caro cidadão, nos ajude a mudar esse quadro. Nós não conseguiremos sozinhos. Lute por uma segurança pública de qualidade, planejando melhor o seu voto.

A PMERJ é vítima da política corrupta!
Não é a PMERJ a culpada!
A nossa força está na hora do voto!

AJUSTE SALARIAL JÁ!
MELHOR FORMAÇÃO POLICIAL JÁ!
MARACANÃ E FAXINA NÃO!!!

SALVEM A PMERJ!!!




Um comentário:

"Quando o Estado abandona seus servidores, deixando-os à mercê do outro lado, é porque, muito provavelmente, o Estado está do outro lado"

Giovanni Falcone, Juiz italiano especializado em processos contra a máfia siciliana Cosa Nostra.

"Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e confronto de idéias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantido o progresso e auto-reforma dessa sociedade".

Stuart Mill

“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”.

Barão de Montesquieu

"Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade"

Provérbios 12.20