30/01/2010

FIM DAS ESCALAS 12X24-12X48 E 24X48

É O QUE DIZ O INCISO IV DO Art. 9º do decreto 7.081 de 26 de Janeiro de 2010.

Para o ente federativo aderir ao programa Bolsa Copa ou Bolsa Olímpica, as escalas dos profissionais de segurança pública deverão ser regularizadas em 1 turno de trabalho por 3 turnos de descanso. Ou seja, trabalhou 8 horas, descansa 24; trabalhou 12 horas, folga 36, e assim por diante.

Isso significa que as escalas 24x48 passarão a ser 24x72 e as escalas de RP (12x24-12x48) deverão acabar, já que neste último caso, o policial, ao trabalhar no período noturno, folga hoje 48 horas e pelo entendimento do decreto deverão folgar 36. Isso será ruim, já que dificilmente as escalas de RP passarão a ser 24x72 e sim, 12x36.

Analisando com mais cuidado e tirando este pormenor, este será o maior benefício do decreto, já que possuímos escalas desumanas e arbitrárias. O decreto só faltou dizer que policial não pode trabalhar em sua folga, em serviço extra não-remunerado, o que acontece hoje normalmente. Isso sim teria que acabar.


Já no tocante a remuneração mensal de 3.200 reais em 2016, temos outra história. Acontece que daqui há longos 6 anos, este valor hoje estipulado estará defasado no ano Olímpico. Se levarmos em conta uma inflação média anual de 4,5% teremos no final das contas, uma desvalorização de 27% e os 3.200 reais estarão valendo realmente 2.336 reais. Isto representa uma queda no poder de compra de 864 reais. Posso imaginar quanto um soldado da PMDF estará ganhando em 2016...Uns 8 mil reais..

Como vemos, falta muito para que os governantes tomem vergonha na cara e editem as leis visando o bem-estar dos profissionais de segurança pública.

Pois enquanto tivermos policial e bombeiro trabalhando na folga, de graça, JAMAIS TEREMOS UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA SÉRIA.

POLICIAL E BOMBEIRO TAMBÉM SÃO HUMANOS.

NÃO SOMOS MÁQUINAS. TEMOS DIREITOS E MERECEMOS RESPEITO.



6 comentários:

  1. Disse tudo Oliveira!
    Agora é decreto e todos terão que respeitar.

    Se mesmo assim, o abuso das escalas-extras permanecerem, uma simples ação de obrigação de fazer já é suficiente para obrigar o estado a remunerar as horas-extras, ou proibir a corporação de te escalar novamente.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. bom dia a todos colegas de farda;sou do RS, um dos piores salários pagos aos profissionais de segurança pública no Brasil. Concordo em parte com que postou o sd oliveira. E acrescento, os PMs do Df é que estão sendo valorizados. Lá sim ocorre o respeito ao profissional que tanto exigimos e não temos. Eles tem mais é que ganhar o que ganham e nós temos que lutar para que os nossos salários cheguem próximos aqueles valores. Bolsas são que nem cotas raciais, só recebe aquele que possue algumas condições "especiais". Chega desse paternalismo. Tá na hora de lutarmos sim por uma remuneração digna.

    ResponderExcluir
  3. Olá colega de farda do RS.
    Desde já obrigado pelo comentário!
    Mas amigo, sabe quando teremos um salário digno? Nós, digo, dos Estados? Quando cruzarmos os braços. Não gosto nunca de me referir à greve, pois em nossa profissão isso representa um desgaste muito grande e pincipalmente uma vergonha. Àqueles que valorizam a profissão, como todo bom militar, não pensa jamais em greve. Contudo, infelizmente se continuarmos nesse caminho e para que as autoridades sintam o peso de seus erros, o único jeito será a greve.

    ResponderExcluir
  4. As BOLSAS mais cara do mundo…

    É assim que o Estado Brasileiro trata os seus cidadãos e é assim que também está tratando os seus POLICIAIS.

    PEC300, PEC340, PEC181, PEC, PAC, Plic, Ploc…

    Plunct, Plact Zummmm!!! Não vai a lugar nenhum!!!
    É o Carimbador Maluco comandando a Segurança Pública!

    É o descaso e o desrespeito pelo SUOR, SANGUE e pela VIDA dos HERÓIS POLICIAIS que dedicam seus melhores anos, sua juventude, sua saúde e sua própria existência na defesa da LEI e da ORDEM!

    O Presidente Lula, também conhecido como o Molusco Apedeuta, já declarou publicamente que no Brasil NÃO EXISTEM HERÓIS em sua história.

    Na ânsia de desqualificar os livros didáticos, reescrevendo a história do Brasil sob a ótica esquerdiopata o presidente esquece de TODOS NÓS que vivemos e morremos para construir um país melhor para nossos FILHOS e FILHAS.

    Defende TERRORISTAS, ASSASSINOS internacionais, ASSALTANTES DE BANCOS, SEQUESTRADORES e TERRORISTAS do passado para atacar os TORTURADORES e CRIMINOSOS que, sob o manto do TOTALITARISMO vigente cometeram ILEGALIDADES.

    Mas O QUE NÓS TEMOS QUE VER COM ISSO?
    Nada!
    Absolutamente nada!
    Éramos crianças, adolescentes e jovens quando tais coisas ocorriam mas somos tratados como se fôssemos os APOUCADOS DE INTELIGÊNCIA do passado que nada sabiam de investigar ou que aceitaram ser USADOS pelo Status Quo.
    Nós combatemos O CRIME, não o CRIMINOSO!
    E se este último deixar de transgredir, não será mais objeto de nossas atenções e de nossas investigações.

    Não precisamos TORTURAR para obter provas, localizar os cúmplices ou a “rés furtivae” relacionada aos delitos, porque estamos caminhando para a ESPECIALIZAÇÃO, para a QUALIFICAÇÃO, para CONSTRUÇÃO da Polícia defensora e mantenedora do Estado Democrático de Direito.

    Esse é e será o nosso LEGADO!
    Então porque somos tratados de forma tão HUMILHANTE e DESRESPEITOSA pelos governantes?

    Todos vocês, Policiais CIVIS, MILITARES e FEDERAIS acompanharam e estão acompanhando as recentes matérias sobre as BOLSAS MISÉRIA oferecidas pelos DESgovernos Federal, Estadual e Municipal.

    Lançam MIGALHAS sob a mesa para ALIMENTAR os cães!
    Tentam ocultar o seu MEDO, o seu TEMOR de nossas “mandíbulas” nos mantendo “de pires na mão”, porque sabem que seus aliados, financiadores, cúmplices e eles mesmos possuem RASTROS e EVIDÊNCIAS que, se descobertas, poderão leva-los à cadeia ou à perda da mamata e do “Leite da Viúva” que subtraem em suas negociatas e licitações fraudadas.

    Bolsa Copa?
    Bolsa Olímpica?
    Bolsa Formação?

    ENGANAÇÃO!
    Falta de VERGONHA NA CARA!
    HUMILHAÇÃO e DESRESPEITO a quem SANGRA e MORRE no cumprimento do dever neste país!

    Nós queremos, queremos não, EXIGIMOS o reconhecimento NOS CONTRA-CHEQUES pelo nosso esforço, nosso empenho, nossa CORAGEM.

    E devemos isso, meus IRMÃOS DE ARMAS, não às nossas contas bancárias.
    Devemos isso às NOSSAS FAMÍLIAS!

    E aí?
    Você POLICIAL que está lendo estas linhas até agora: VAI ENGOLIR MAIS ESSA HUMILHAÇÃO?
    Ou você acha que essas BOLSAS ENGANAÇÃO são feitas com o COURO de quem?

    http://grupopcerj.tumblr.com/post/362449728/as-bolsas-mais-cara-do-mundo-e-assim-que-o

    ResponderExcluir
  5. Deixem a PMDF de lado e busquem melhorias para os senhores. Nos aqui da PMDF fizemos greve em 2000 e desde 1994 que sempre elegemos praças para nos representar e cobrar. Além de nossa carreira ser de nível SUPERIORE. Aqui no DF somos a categoria de nível SUPERIOR que ganha menos em termos de fucionalismo público. Sabe quanto ganha um agente do detran aqui??? Res: R$ 5.500,00
    E o policial civil??? Res: R$ 7.400,00

    ResponderExcluir
  6. desgaste da polícia,voce sabia que em todo país existem centenas de políciais civís e militares fazendo serviços que não tem nada a ver com o que diz a constituição federal,vigiando chacaras de polícos,dirigindo para prefeitos,juizes,1° damas,deputados,vigiando fóruns,prefeituras,e em outros orgãos estaduais etc... alguns conseguem passar até dois mandatos em vestir a farda e no caso dos cívis sem tirar um plantão ai e sopinha e mel e o tal das costas largas,apadrinhados sem vergonhas, sugadores dos colegas,com algumas execessões pois alguns são obrigados por suas chefias,que vergonha,que calamidade e a constituição jogada ao lixo.

    ResponderExcluir

"Quando o Estado abandona seus servidores, deixando-os à mercê do outro lado, é porque, muito provavelmente, o Estado está do outro lado"

Giovanni Falcone, Juiz italiano especializado em processos contra a máfia siciliana Cosa Nostra.

"Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e confronto de idéias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantido o progresso e auto-reforma dessa sociedade".

Stuart Mill

“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”.

Barão de Montesquieu

"Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade"

Provérbios 12.20