27/12/2011

FIM DO POEPP: CMT GERAL INFORMA QUE HOUVE ALGUM "ERRO NO SISTEMA"

E que erro! Que vergonha! E vejam, caros senhores, o quanto é ruim depender de gratificações! Por isso devemos lutar por melhoria salarial e não ficar aguardando milagres do governo.

Quanto ao "erro no sistema", já foi informado que os famigerados "350 reais" serão depositados normalmente e serão rodados em folha suplementar. Bem, depois desse susto, resta agora esperar a coisa acontecer. Todos nós estamos com pulga atrás da orelha, não é mesmo?




26/12/2011

DEPOIS DO PRONASCI, FIM DO POEPP

Observem o contra-cheque: não constam mais os R$ 350,00 referentes ao POEPP. Se o programa foi cancelado ou não, não sei dizer, mas que o valor não consta lá....

Bem senhores, eu não desejei Feliz Natal aos nobres leitores porque realmente não sou demagogo ou melhor dizendo, hipócrita, para desejar os bons votos numa situação dessas. Eu, como sempre, premi pela sinceridade, ao lançar este espaço; logo, não tenho a coragem de cair no conto do vigário e ficar me enganando. As gratificações chegaram ao fim e iniciaremos 2012 com menos R$ 793,00.

Gratificações... Eu bati nesta tecla o ano inteiro. Estive em quase todas as manifestações dos bombeiros. E, portanto, fiz minha parte. É verdade que andorinha sozinha não faz verão. E a prova está aí. Salário reduzido à metade.

Bem, fica difícil querer dizer algo à esta altura do campeonato. Mas uma coisa é certa: a coisa vai ficar pior. Muito pior. Arrisquem uma baixa coletiva, sei lá. Organizem-se. Lutem. Mas lutem por melhores salários. Mas não deixem que o façam por você. Corram atrás.

Voltarei aqui para deixar a tabela salarial do ano, atualizada. E desejar um Feliz 2012. E vou escrever bastante...

16/12/2011

ENQUANTO A PM-RO ESTÁ EM GREVE NA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO...

...A PMERJ continua trabalhando firme, como se recebesse um salário astronômico, um regulamento amparado à luz da CRFB/88 e com todos os direitos inerentes à profissão policial. Às vezes chego a pensar que eu é que estou errado, dando murro em ponto de faca e colocando minha disposição à prova de pessoas desencorajadas ou até mesmo, impossibilitadas, seja qual for o motivo, de lutarem pelos seus direitos. Se cansa? Sim.

Vejo alguns oficiais "baixando o cacete" em passageiros que estavam supostamente destruindo o ramal de trens de Oswaldo Cruz e me pergunto: Até quando? Até quando vamos ficar assistindo este jogo de empurra, liderado pelos nossos Chefes, Direitores e Comandantes, em face de um sistema do qual são marionetes quebradas, dependuradas por alguns fios emendados? Simplesmente eu não sei dizer. Obviamente se eu soubesse a resposta, eu diria. Até patentearia.

Vez ou outra vejo os bombeiros, lutadores de uma causa ímpar que, diferente de seus "irmãos", acomodaram-se num mar de gratificações temporárias, deixando-se serem comprados como prostitutas mal pagas. Por que senhores, continuamos mortos e apáticos, enquanto os guerreiros do fogo lutam por seus direitos? Porque não conseguimos nos unir a causa deles que, diga-se em breve passagem, é também a nossa causa? Será que as gratificações são a resposta? Os cargos comissionados estão falando muito alto? As promoções a Coronel Full também? Lamentável realidade. Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo se aproximam e ficamos aqui, esperando pelo bizú da queda do interstício e pela solução do problema das promoções dos 2º SGT PM. Esperando. Espera essa que fatalmente nunca irá concretizar-se em realidade.

Enquanto isso o tempo vai passando, passando... E o indivíduo é promovido a Cabo PM. "Opa! Beleza! Só mais 7 anos e 'saio' Sargento!" Nesse interim, um oficial alcança, na pior das hipóteses, o posto de Major PM. Sem fazer força. Sem ter que "confirmar divisa". Que piada de mal gosto...

Então continuamos aqui, vendo outros co-irmãos lutando e nós, somente suportando. Mas e eu? Bem, depois de tanto estudar, é fato que mais dia, menos dia, a coisa iria acontecer. "Quem é sabe!" Eu estudei. É a única dica que eu posso deixar para os irmãos: Estudem. E libertem-se deste sistema escravagista e autocrático.


"Quando o Estado abandona seus servidores, deixando-os à mercê do outro lado, é porque, muito provavelmente, o Estado está do outro lado"

Giovanni Falcone, Juiz italiano especializado em processos contra a máfia siciliana Cosa Nostra.

"Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e confronto de idéias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantido o progresso e auto-reforma dessa sociedade".

Stuart Mill

“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”.

Barão de Montesquieu

"Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade"

Provérbios 12.20